Porque o NES soa tão melhor que o Master System?

NES vs Master System

Guerra Sonora

Quando era criança eu viajava nas especificações técnicas dos consoles, mesmo que não entendesse quase nada do que lia. Números como quantidades total de cores, cores simultâneas na tela, memória RAM, ROM, canais de áudio, etc eram razões para disputas acaloradas entre fans de Nintendo e Sega. A comparação que farei aqui é um pouco diferente do que normalmente se vê pois me limitarei a falar sobre o áudio das duas plataformas, NES e Master System, e uma coisa que sempre me deixou com a pulga atrás da orelha na época era como os jogos do NES tinham um som MUITO melhor que os do Master System, mesmo que todos alardeassem que o segundo era superior, mais moderno etc. Não falarei aqui do Sega Mark III, o Master System japonês, que possui chip de síntese por FM (modulação de frequência) que melhora o áudio nos jogos compatíveis, ou do chip VRC6 da Konami usado na série Castlevania e em alguns remixes da jogos clássicos como Zelda (originalmente sem chip adicional de áudio) . Quem sabe num outro post? 🙂

Obs.: Ambos os sistemas tem jogos com música espetaculares e quando me refiro ao som estou me referindo ao timbre, não à composição.

Dados técnicos de áudio

Master System: 4 canais de áudio no total composto por 3 geradores de onda quadrada e 1 gerador de ruído branco.

NES: 5 canais de áudio no total composto por 2 geradores de onda quadrada, 1 gerador de onda triangular, 1 gerador de ruído branco e 1 de samples (amostras) –  e é aqui que o NES faz diferença.

Canal de amostras (ou samples)

O maior diferencial entre o áudio entre os dois consoles é a existência de um canal de samples no NES, o que possibilitava utilizar um áudio real digitalizado durante os jogos, mesmo que de pouca qualidade para padrões modernos, como o som de bongos ouvido na música de Super Mario 3. O canal de amostras utilizava audio codificado DPCM (1bit), um método extremamente simples e econômico de modulação de áudio, e seus detalhes podem ser conferidos no vídeo a seguir:

DPCM

Princípio de Delta PWM (modulação por diferencial de largura de pulso). O sinal de saída azul é comparado com o sinal verde. que corresponde ao sinal vermelho com um offset. Sempre que o sinal de saída alcança um dos limites da onda verde, o pulso muda de estado até que alcance novamente o outro limite da onda verde.

Graças à maior quantidade de canais (5 no NES x 4 no SMS) e à maior variedade de tipos de canais (4 no NES x 2 no SMS ) o áudio dos jogos do NES tinham mais textura e eram mais distintos entre si, enquanto os jogos do Master System soavam mais parecidos e com timbre ‘liso’. Os vídeos a seguir são clipes de música de alguns jogos do Master System e do NES onde é clara a diferença de qualidade e é fácil perceber que os graves (baixo e bumbo de bateria) são muito mais ricos no NES.

1- Master System – Golden Axe (SEGA)

2- NES – Batman: The Return of The Joker  (SUNSOFT)

3- Master Systen – Zillion (SEGA)

4- NES – Gremlin 2 (Sunsoft)

LEMBREM-SE: O intuito aqui não é comparar a obra artística dos compositores, somente o aspecto sonoro do sistema de áudio dos dois consoles.

Referências:

EXPLOD – NES Audio: Brief Explanation of Sound Channels

Retro Game Audio

Sega Retro – Sega Master System

Wikipedia – Texas Instruments SN76489 (chip de som do Master System)

Wikipedia – Nintendo Entertainment System technical specifications

Wikipedia – Delta Modulation

Anúncios

3 Comentários

  1. Massa mesmo era aquele chip de audio da versão japonesa do Castlevania. 😀

    • O VRC6!!! Era sim ó. Muito foda! 😀 Mas a música sem ele ainda é muito boa também. A Konami se garantia muito

  2. […] de escrever o post “Porque o NES soa tão melhor que o Master System?” comecei a me perguntar por que gosto tanto dos gráficos e som de “baixa […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s