Mark Zuckerberg é James Halliday?

 

 

 

 

facebook-oculus

A notícia da compra da OculusVR pelo facebook, ou Faceboculus :D, lembra o que acontece no livro “Jogador Número Um” (não leu? tá esperando o que?), o livro mais divertido que li em 2013  conta a história de James Halliday, um gênio peculiar obcecado pela cultura pop dos anos 80 (filmes, games livros etc), sem ‘plugin social’, e que cria uma rede social ‘aberta’ e massivamente popular cujos usuários interagem através de óculos de realidade virtual e dispositivos hápticos.

Jogador Número Um

Jogador Número Um

Após a morte do seu criador é revelado que existe um easter egg, quem descobri-lo herdará o OASIS e a fortuna do seu criador causando um frisson mundial. O trama da história envolve os caçadores de ‘easter-egg’ independentes que querem que a rede continue aberta e neutra lutando contra corporações que querem capitalizar com seus usuários, algo que me lembra a disputa da neutralidade de rede nos EUA e o marco civil aqui no Brasil, mas isso é outra história. O que não falta no livro são citações a games de arcade cláááássicos, além de filmes, músicas, séries livros acontecimentos etc.

Ernest Cline

Vamos às semelhanças:

James Halliday = Mark Zuckerberg

Visor háptico = Oculus Rift

OASIS = Facebook

Teria o autor viajado no tempo e voltado ao passado numa manobra a lá Marty McFly quando ele compra o almanaque de esportes no futuro para ficar rico ganhando apostas no passado (tiro que sai pela culatra, btw)? :OOOO

Faceboculus

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s